ronco é um ruído provocado pelo estreitamento nas vias respiratórias superiores durante o sono, dificultando a passagem do ar, provocando a vibração dessas estruturas. Junto ao ronco pode ocorrer a apneia do sono, patologia caracterizada pela parada respiratória durante o sono.

Alguns fatores podem levar ao ronco e/ou apneia obstrutiva do sono, são eles:

• Obesidade;
  • Aumento das amígdalas;
  • Alteração Neuromuscular;
  • Uso de álcool;
  • Alterações craniofacial;
  • Antidepressivos;
  • Tumores nas vias aéreas;

Como ocorre / Sintomas

apneia obstrui as vias aéreas, diminuindo a oxigenação cerebral e do corpo levando a microdespertares e superficialização do sono várias vezes por hora. Assim, não há um sono reparador e o paciente queixa-se de sonolênciafadigabaixo rendimento em suas atividades e cansaço diurno.

Diagnóstico

É necessário realizar um exame físico minuciosoavaliando IMC (índice de massa corpórea), anatomia da orofaringe, fatores de obstrução nasal.

É mandatório realizar uma polissonografia para avaliar a quantidade de apneia por hora, além de outros exames complementares se necessário.

Riscos

Pessoas com ronco e apneia do sono tem aumento do risco de infarto, derrame cerebral, arritmias, hipertensão além de alteração metabólica, aumentando o risco de morte.

Quem trabalha com máquinas e dirigindo tem o risco aumentado para acidentes de trabalho e de trânsito.

O tratamento constituí na análise dos hábitos diários e fatores de risco, iniciando higiene do sono, orientações diárias e acompanhamento dietético. Pode ser necessário a indicação do aparelho de pressão positiva, usado enquanto a pessoa dorme.

É possível realizar a cirurgia do ronco e apneia, caso o paciente tenha anatomia favorável e fatores de obstrução da via aérea.

tratamento bem-sucedido traz benefícios ao paciente e ao cônjuge, melhorando a qualidade de vida e sono do casal.

Live: Ronco e Apneia!

Antes de ir quero te convidar a assistir uma live que fiz sobre o tema. São duas partes e ficou sensacional. fica ai com a live: