O que é Adenoide?

Adenoide, conhecida popularmente como Carne Esponjosa, é uma estrutura de defesa que fica localizada no fundo do nariz, na transição entre nariz e garganta.

Os problemas com adenoide são: hipertrofia (aumento) das adenoides e adenoidites (inflamação da adenoide) comuns na infância.

Quais as causas?

A adenoide captura os microrganismos que entram no corpo através da respiração nasal. Com isso, às vezes ela fica inchada temporariamente ao tentar combater uma infecção. Na maioria das vezes, esse inchaço desaparece sozinho. No entanto, às vezes é necessário tratamento médico.

Se o ataque bacteriano for muito agressivo, a própria adenoide pode ser infectada.
Mesmo após o fim da infecção, a adenoide pode continuar inchada. Em algumas crianças, uma reação alérgica pode causar irritação à adenoide e, consequentemente, inflamação.
Algumas crianças já nascem com a adenoide inchada.

Quais os principais sintomas?

O aumento exagerado da adenoide provoca:

•  Obstrução nasal;
  •  Ronco e Apneia do Sono;
  •  Voz anasalada;
  •  Respiração oral levando a deformidades craniofaciais e dentárias;
  •  Obstrução das tubas auditivas (canal que comunica nariz com ouvido) levando a otites de repetição e perda auditiva.

Diagnóstico

O diagnóstico da adenoidite leva em conta os sinais e sintomas da doença. Exames como a endoscopia nasal e raios-X podem ajudar a esclarecer o diagnóstico à medida que permitem avaliar a gravidade da obstrução que a hipertrofia das adenoides impõe à passagem de ar pela rinofaringe.

Quais opções de Tratamento?

O tratamento da adenoide é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e qualidade de sono da criança, pois durante o sono é produzido o hormônio do crescimento e é realizado toda a reparação e descanso cerebral.

Primeiramente, opta-se pelo tratamento clínico na tentativa de reduzir o tamanho da adenoide com o uso de spray nasal. Em caso de falha, é realizada a adenoidectomia (remoção cirúrgica da adenoide) gerando grandes benefícios ao desenvolvimento e crescimento da criança.

Recomendações

•  Lave sempre as cavidades nasais com soro fisiológico;
  •  Criança que volta e meia apresenta infecções de garganta e das adenoides precisa ser acompanhada por um médico. Não a medique por conta própria;Ronco e Apneia do Sono;
  •  Estudos já mostraram que remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo para a defesa do aparelho respiratório da criança. Ao contrário, seu estado geral melhora, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.