febre reumática é uma complicação tardia após uma infecção de garganta pela bactéria estreptococos beta hemolítico do grupo A, e pode atingir as articulações, pele, sistema nervoso central e coração. Inicia de 1 a 3 semanas após a infecção e atinge crianças a partir dos 3 anos, sendo mais comum entre os 7 e os 14 anos.

Como ocorre?

sistema imunológico cria anticorpos para reagir contra a bactéria estreptococos, porém, em alguns indivíduos pré-dispostos, estes anticorpos atacam partes saudáveis do nosso organismo como articulações, pele, tecido subcutâneo, coração e até mesmo o sistema nervoso central.

doença cardíaca reumática é uma das causas mais importantes de cardiopatia adquirida na infância.

Os principais sintomas são: febre, edema (inchaço) e dores nas articulações, impossibilitando, muitas vezes, a criança de andar por causa da dor.

Quando a doença atinge o coração (cardite – inflamação no coração), o paciente sente cansaço contínuo e falta de ar. Nas complicações neurológicas (coreiao paciente apresenta incoordenação motora e movimentos involuntários em razão da inflamação no cérebro. Nos casos de complicações dermatológicas surge eritema e nódulos subcutâneos.

O tratamento é feito à base de penicilina benzatina (benzetacil)Analgésicos, anti-inflamatórios e corticóides podem ser usados para o alivio dos sintomas e diminuição da inflamação.

profilaxia é feita com o uso de benzetacil a cada 3 semanas por período prolongado, podendo até ser necessário o uso pelo resto da vida.