O mau hálito tem várias causas, e uma das mais comuns é o Caseum Amigdaliano, por isso muitos pacientes reclamam que o mau hálito persiste, mesmo tendo uma excelente higiene bucal.

O que é caseum amigdaliano?

As amigdalas são estruturas que ficam na lateral da garganta. Elas possuem cavitações/”buraquinhos”, chamados de criptas amigdalianas, onde os alimentos entram e saem. Algumas pessoas tem essas criptas maiores e o alimento entra e não consegue sair, causando fermentação e decomposição do alimento ali depositado. Com isso, forma-se o caseum amigdaliano.

A palavra caseum vem do latim e significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável.

O caseum é uma massa viscosa que causa desconfoto e alguns problemas de saúde, como: doença periodontal, mau hálito (halitose) e amigdalites, além de afetar as relações interpessoais e a vida em sociedade devido ao mau hálito que ele provoca.

Tratatamento

O tratamento clínico baseia-se em gargarejos com uma mistura específica, a fim de limpar as criptas amigdalianas. Quando o tratamento clínico não resolve, recomenda-se a cirurgia para remoção das amígdalas (amigdalectomia).

A amigdalectomia é feita em ambiente hospitalar, com anestesia geral. A remoção das amigdalas é feita pela boca sem cortes externos ou cicatriz.

Geralmente o paciente é liberado após 8 horas da cirurgia. A dieta nos primeiros dias deve ser fria, líquida ou pastosa. Sorvete é uma ótima opção! Gradativamente poderá aumentar a consistência e temperatura dos alimentos.