Sinusite é a inflamação que ocorre nos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.
Nos casos agudos é tratado clinicamente, já nos casos crônicos pode-se optar pela cirurgia conhecida como Sinusectomia. Essa cirurgia tem o intuito de desobstruir e ventilar os seios da face. A obstrução dos seios da face pode ocorrer por diversos motivos, como:
- Desvio do septo nasal;
- Pólipos nasais;
- Inflamação crônica;
- Alteração anatômica;
- Tumores
Como é feito?
A cirurgia é realizada por videoendoscopia nasal, por dentro do nariz, sem cortes externos e sem mudança na estética nasal. É feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e com internação de 1 dia.
Com a abertura dos seios da face, há maior ventilação e drenagem das secreções, melhorando o quadro infecto inflamatório sinusal.
Recuperação
Geralmente é indolor e pequenos sangramentos são comuns. Pode ocorrer obstrução nasal nas primeiras três semanas seguintes à cirurgia. A melhora completa ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia.
Exercícios físicos devem ser suspensos temporariamente. Evite exposição ao sol. Prefira alimentos em temperatura ambiente e banho morno. Lavagem nasal com solução salina (soro fisiológico) é essencial para recuperação cirúrgica e ajuda a aliviar o desconforto da obstrução nasal.