Definição
As amígdalas são estruturas de defesa que ficam localizadas na lateral da garganta. Quando as infecções ocorrem com frequência, as amígdalas perdem a sua capacidade de defesa e tornam-se fonte de infecção.
A amigdalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e adultos) ou pela associação dos dois agentes.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são: dor de garganta, febre, falta de apetite, mau hálito, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, que têm a função de evitar a propagação da doença pelo organismo.
Em casos mais graves e raros pode levar a endocardite, febre reumática e abscesso periamigdaliano.
Tratamento
Nos casos de infecções virais são administrados analgésicos e anti-inflamatórios. Já nas infecções bacterianas são administrados antibiótico, anti-inflamatório e analgésico em média de 7 a 10 dias e os sintomas melhoram em até 72 horas. Em ambos os casos a hidratação é essencial.
Quando há infecções de repetição e em intervalos curtos opta-se pelo uso de medicações que aumentam a resposta imunológica contra as bactérias. Em caso de falha ao tratamento clínico, opta-se pela retirada cirúrgica das amígdalas, conhecida como amigdalectomia.
Quando as infecções não ocorrem mais, a criança alimenta-se melhor, aumenta de peso, cresce mais e melhora o desempenho em suas atividades.