As amígdalas são estruturas de defesa que ficam localizadas na lateral da garganta. Quando as infecções ocorrem com frequência as amígdalas perdem a sua capacidade de defesa e tornam-se fonte de infecção.

A amigdalite pode ser causada por vírus (mais frequentes nas crianças), por bactérias (atinge mais os jovens e adultos) ou pela associação dos dois agentes.

Os sintomas mais comuns são dor de garganta, febre, falta de apetite, mau hálito, dificuldade para engolir e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço e da mandíbula, que têm a função de evitar a propagação da doença pelo organismo.

Nos casos de infecções virais são administrados analgésicos e anti-inflamatórios. Já nas infecções bacterianas são administrados antibiótico, anti-inflamatório e analgésico em média de 7 a 10 dias e os sintomas melhoram em até 72 horas. Em ambos os casos a hidratação é essencial.

Quando há infecções de repetição e em intervalos curtos opta-se pelo uso de medicações que aumentam a resposta imunológica contra as bactérias. Em caso de falha ao tratamento clínico, opta-se pela retirada cirúrgica das amígdalas.

Quando as infecções não ocorrem mais, a criança alimenta-se melhor, aumenta de peso, cresce mais e melhora o desempenho em suas atividades.

Cirurgia

amigdalectomia é uma cirurgia realizada por dentro da boca, não há cortes nem cicatrizes externas, feita em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e com uma boa evolução, o paciente pode receber alta no mesmo dia.

É necessário o uso de analgésico para alívio da dor no período do pós-operatório. É recomendado alimentação pastosa e líquida numa temperatura fria. Sorvete é uma boa opção! A retirada das amígdalas não causa prejuízo ao organismo, pois quando ocorre infecções de repetição elas perdem sua capacidade de defesa e tornam-se fonte de infecção.